quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Tommy Haas

Faltam exatamente 10 dias para o circuito de tênis voltar à ativa. Isso mesmo, os primeiros torneios na nova temporada começarão em 30 de dezembro. Brisbane, Doha e Chennai abrirão os trabalhos para mais um ano de muito tênis.

O início do ano desperta muita expectativa em toda América Latina, todos querem saber quem serão os astros que desembarcarão do lado de cá do Atlântico. Para nós brasileiros, a expectativa é tripla. Este ano teremos o já tradicional Brasil Open, o WTA de Floripa e a estreia do Rio Open que combina a disputa no masculino e feminino.

O Rio Open começará com força total e já anunciou a participação de dois grandes astros do tênis, Rafael Nadal e David Ferrer. O WTA de Florianópolis sonha com a presença de Serena Williams.  Enquanto o Brasil Open contará com a ilustre presença de Tommy Haas. Então, o nosso post de hoje é dedicado a esse grande tenista (que é um dos preferidos do Lucky Loser), assim aproveitamos para aquecer os motores para ver a bolinha amarela em ação.     

Tommy Haas nasceu em Hamburgo, Alemanha e mora na Flórida, EUA desde os 11 anos. Começou a dar suas primeiras raquetadas aos quatro anos e desde aquela época já era possível perceber o talento do alemão. Nick Bollettieri, uns dos grandes formadores de talentos do tênis de todos os tempos, descobriu Tommy quando o alemão tinha 11 anos. Bollettieri ficou impressionado com o jovem e o chamou para treinar em sua academia. Assim, moldou um dos grandes talentos da história do tênis.

Haas é um jogador clássico, joga bem todas as superfícies e executa bem todos os golpes. Tem um ótimo saque, voleia com precisão e tem um lindo e eficiente backhand com uma mão. Tommy é um jogador versátil, consegue se adaptar rapidamente e mudar o jogo a seu favor, muitas vezes quebrando o ritmo do adversário. Além de exibir uma impressionante forma física aos 35 anos.

A carreira de Haas foi marcada por sérias lesões. A primeira lesão foi no ombro, logo após alcançar a posição de número dois do ranking. Como consequência o alemão ficou de fora de toda a temporada de 2003. Depois em 2010 uma lesão no quadril tirou Haas das quadras por quase dois anos. Contudo, Tommy voltou e desde 2011 vem conquistando ótimos resultados.

Tommy terminou o ano como número 12 do ranking. Foi protagonista de grandes partidas ao longo da temporada. Conquistou uma vitória histórica em cima de Djokovic, número um do mundo na época, no Masters de Miami.   

Haas já esteve no Brasil duas vezes, a primeira em 2010 quando acompanhou a esposa, a atriz Sara Foster na divulgação de um filme. No ano passado o alemão participou do Tour de Roger Federer em São Paulo. Os dois, que são grandes amigos, fizeram a alegria do público no Ginásio do Ibirapuera em uma divertida exibição. O ponto alto foi quando os dois vestiram a camisa da seleção e brincaram em quadra, confira o vídeo:

 Tommy é um dos tenistas mais carismáticos do circuito, passa longe da frieza alemã. Além de Federer, o brasileiro André Sá está entre os melhores amigos do alemão. Os dois jogaram juntos o torneio de duplas de Valência e tomaram um sorvetinho após o jogo de Haas em Roland Garros.

 
Tommy Haas é um grande jogador com uma carreira incrível. Ao longo desses 17 anos de estrada, o alemão conquistou 15 títulos, chegou a número dois do mundo e ganhou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Apesar de nunca ter conquistado um Grand Slam, Haas é admirado por seu talento no mundo inteiro. Mas não é só pelo talento que Tommy é admirado, o alemão é praticamente unanimidade entre o público feminino, que o considera um dos jogadores mais bonitos do circuito.
Não faltam motivos para conferir a passagem de Tommy Haas em terras brasileiras. Então, não deixe de assistir o alemão nas quadras de São Paulo entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2014.   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário