terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Lugares inusitados

O mundo do tênis está férias e o Lucky Loser aproveitou para tirar uma folguinha também. Mas, aviso a vocês que os dias de pernas para o ar já chegaram ao fim. Aqui no blog, é claro, e também para alguns jogadores que já iniciaram a pré-temporada como Andy Murray.

Nesse meio tempo entre as férias e a volta aos torneios, rolam muitas exibições ao redor do mundo. A América do Sul esteve agitadíssima nas últimas semanas com as presenças de Rafael Nadal e Novak Djkokovic. As duas feras vieram para participar das despedidas de dois grandes jogadores do lado de cá do Atlântico. No Chile Nicolás Massú e na Argentina David Nalbandian deram adeus ao tênis profissional. Entretanto, o assunto do post é outro.

Você sabe que o circuito do tênis anda pelos quatro cantos do mundo e encontra cenários de natureza exuberante e arenas espetaculares. Acrescente alguns dos maiores nomes da história do tênis, e temos um dos esportes mais assistido no planeta. Porém, como se isso não fosse suficiente para atrair milhares de fãs, muitos torneios e patrocinadores fazem de tudo para divulgar o seu evento. Assim, nascem os jogos em condições inusitadas.

Inspirada na exibição que Rafa e Nole fizeram em um cenário impressionante, na Patagônia, resolvi relembrar os lugares mais singulares em que os tenistas já tiveram a oportunidade de jogar.

 

 
 
Nadal e Djokovic se divertiram muito aqui na América do Sul. Dizem que eles não são mais amigos. Mas, quem viu algumas imagens dos dois, aqui nos nossos vizinhos, pode jurar o contrário.
 

 
Nole e Rafa fizeram uma inesquecível exibição no deque de um navio que passeava no Glaciar Perito Moreno, na cidade de El Calafate.

Sê tem um lugar que adora promover uma partida de tênis de um modo inesperado, esse lugar é Doha no Qatar. Os xeiques capricham na produção e nos garotos-propaganda: Rafael Nadal e Roger Federer.
Em 2009 os dois subiram a bordo de um navio e jogaram uma partidinha de tênis em alto-mar.

Já em 2010 o evento foi em terra firme ou quase isso. Roger e Rafa bateram uma bolinha em uma quadra suspensa no centro de Doha.
 


Em 2011 os dois voltaram para o mar. Mas dessa vez encontraram a quadra coberta pela água.

Depois de enfrentar a água, Rafa e Roger tiveram de encarar o fogo. Em 2012 toda a quadra foi iluminada por velas.


 
Antes dessas exibições em Doha, Federer e Nadal já haviam protagonizado uma disputa maluca. Foi em 2007 na "Batalha das Superfícies", que aconteceu na cidade natal do espanhol, Mallorca. Metade da quadra estava coberta por grama e a outra metade por saibro. Durante o jogo houve várias trocas de calçado, já que na grama os tenistas usam um tênis com pequenas travinhas na sola. A partida, pra lá de curiosa, terminou com vitória de Rafa por dois sets a um.

Alguns anos antes, Roger Federer já tinha estreado em partidas singulares. Em 2005 fez um jogo em uma quadra montada em um heliponto, na luxuosa cidade de Dubai. "Nas alturas" Roger teve companhia de outra fera do tênis, André Agassi.

Até mesmo o Brasil já fez a sua partida excêntrica. Em 2009 uma rede de tênis foi estendida em plena Oscar Freire, a rua mais chique de São Paulo. Então, Maria Sharapova teve a honra e o prazer de bater uma bolinha com a nossa rainha Maria Esther Bueno. As duas Marias pararam o trânsito e se divertiram muito.

Em 2010, o Premiere de Cincinnatti montou uma quadra no terraço de uns dos prédios mais altos da cidade para promover o torneio. Duas americanas foram as escolhidas para jogar no arranha-céu, Melanie Oudin e Julia Boserup.

   
O topo de uma montanha na Áustria foi mais um lugar exuberante escolhido para uma partida de tênis. O jogo, que aconteceu em 2011, foi disputado por Julia Goerges e Jarmila Gajdosova.

Neste ano, a Nike achou uma maneira muito divertida para promover os uniformes usados por suas principais estrelas. Roger Federer, Rafael Nadal, Serena Williams e Maria Sharapova disputaram uma partida de duplas mistas no escuro. A rede, as linhas e os uniformes eram fluorescentes, assim os quatro brilharam, literalmente, em Paris.


 
Até uma das principais arenas do tênis já foi palco de uma disputa diferente. No ano de 2008 rolou um jogo de basquete na quadra central de Indian Wells, devidamente adaptada para partida. Phoenix Suns e Denver Nuggets foram os times que protagonizaram a disputa em céu aberto. Lembrando que todos os jogos da NBA são realizados em arenas cobertas. Esse fato colaborou para a disputa ser ainda mais diferente.

O prédio mais alto do mundo o Burj Khalifa, de 828 metros, foi escolhido para divulgar o torneio de Dubai em 2012. A situação não envolveu exatamente uma partida de tênis, mas sim um tenista. Andy Murray subiu no Khalifa e como bom britânico jogou futebol em um pequeno campo montado pela organização do torneio.

Todos esses jogos inusitados nos fazem gostar mais ainda desse esporte que já é tão apaixonante. Ficamos na expectativa das próximas divertidas loucuras que envolvam uma rede, bolinhas amarelas e astros da raquete.



Um comentário: