domingo, 12 de janeiro de 2014

Australian Open

Tudo pronto para a 102ª edição do Australian Open, o Grand Slam que abre a temporada. O torneio acontece na ensolarada e linda Melbourne. Os tenistas sofrem com o forte calor, mas como se trata de um Major todo o sofrimento é válido. A estrutura é fantástica e a mais moderna entre os Slams. A torcida é calorosa, principalmente quando um local está em quadra. A Rod Laver Arena foi o palco do maior duelo entre Novak Djokovic e Rafael Nadal. Os dois fizeram o jogo mais longo da história do torneio naquela maratona de 5h53 na final de 2012. 



Como o evento rola logo na terceira semana da temporada é sempre difícil arriscar quem é o grande favorito para vencer. Os principais nomes jogaram muito pouco para uma análise válida. Nessas condições eliminações inesperadas podem acontecer com mais facilidade. Mas alguns nomes sempre são mais fortes do que outros. A chave da morte que reúne do mesmo lado Nadal, Federer, Murray e Del Potro promete esquentar as coisas.  

Novak Djokovic defende o título mais uma vez. O sérvio repetiu a fórmula do último ano e estreia na temporada no Grand Slam. Nole jogou o torneio de pré-temporada em Abu Dhabi. Enfrentou Tsonga e Ferrer e ficou com o título. Pelo que vi do sérvio não está muito diferente do modo como terminou a temporada passada. Djokovic joga muito a vontade nas quadras de Melbourne e entra como favoritíssimo ao caneco. Em caso de título de Djoko ele será o primeiro jogador a conquistar o Major quatro vezes seguidas na Era aberta.   



Rafael Nadal começou o ano vencendo em Doha. Não enfrentou nenhum adversário a altura no torneio, mas mostrou que o físico está bom. Rafa vai para o torneio com muita vontade, já que ficou de fora da edição passada. Se o espanhol quiser levantar a taça terá que jogar o melhor de seu jogo. El toro caiu na chave mais dura do torneio. Na estreia já enfrenta Bernard Tomic e depois a coisa só piora. Delpo, Federer ou Murray estão em seu caminho até a final. Ainda sim, Rafa é o grande favorito da chave para chegar a final. 

Andy Murray é uma incógnita para o Major. O escocês, que volta de lesão, mostrou falta de ritmo nos poucos jogos que fez. O próprio Andy disse que pensar em título é loucura. Porém, Murray defende o vice-campeonato. Acredito que deva ter dificuldades, mas acho que deve chegar pelo menos até as quartas do torneio. 

Roger Federer teve um início de temporada animador. Apesar de ter perdido a final de Brisbane para Hewitt o suíço mostrou melhoras no seu jogo e no físico. Federer manifestou muita vontade de voltar a vencer um torneio grande. Roger tem uma chave dura, mas se as vitórias diante de adversários difíceis vierem à confiança do suíço volta ao normal. Aí não será nada fácil derrotar o melhor de todos os tempos.

Juan Martín Del Potro também começou a ano bem e faturou o título em Sydney. O argentino fez uma pré-temporada forte. Delpo tem a difícil missão de conseguir se dar bem no grupo da morte. Para chegar ao título terá que derrotar 3 jogadores do Big 4, a não ser é claro que alguém fique pelo caminho. 

Na chave feminina o difícil é não pensar no amplo favoritismo de Serena Williams. A americana começou o novo ano da mesma forma que terminou o último, vencendo. Serena conseguiu manter a ótima forma física. Se faltar ritmo, as primeiras rodadas do torneio servirão de ajuste. 

Victoria Azarenka defende o título em Melbourne. Vika iniciou o ano bem, fez final em Brisbane e dificultou muito para Serena. Se a bielorrussa conseguir ser constante acredito que não deva ter muitos problemas até a semifinal.  
   
Maria Sharapova também retorna de lesão. Porém, a russa mostrou bom ritmo de jogo. Em Brisbane alcançou a semi e foi derrotada por Serena. Maria deve mostrar a raça habitual e duelar com Vika por uma vaga na final. 

O Brasil está representado em todas as chaves do torneio. Thomaz Bellucci furou o quali e garantiu lugar na chave principal. Estreia contra o alemão Julian Reister. No feminino Teliana Pereira entrou direto na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Na estreia ela joga com a russa Anastasia Pavlyuchencova. Lembrando que o Brasil não contava com uma representante na chave principal de um Slam desde 1993.

Nossa grande esperança de bons resultados está nas mãos de Bruno Soares e Marcelo Melo. Os mineiros jogam ao lado de seus parceiros habituais, Alexander Peya e Ivan Dodig respectivamente. Bruno e Peya fizeram duas finais na atual temporada, mas não levaram nenhuma. Já Marcelo ficou com o título de Auckland esta semana vencendo, justamente, Bruno e Peya. As duas parcerias chegam bem para o Major. Os grandes rivais, claro, são os atuais campeões do Australian Open, os irmãos Bryan.       

O Australian Open já deu o ponta pé inicial em seus trabalhos. Promoveu um divertido Kids Day recheado de estrelas e brincadeiras. 



Entretanto, a coisa fica séria a partir desse domingo. O torneio tem transmissão da ESPN. Então, prepare-se para trocar a noite pelo dia e virar a madrugada conferindo o desfile dos astros da raquete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário