terça-feira, 30 de julho de 2013

Semana Agitada

Tivemos uma semana muito movimentada no mundo tênis. Um bocado de assunto para falar, mas vamos começar pelos torneios. Gstaad na Suíça foi o que mais chamou a atenção, já que contava com a presença de Roger Federer. Porém a alegria dos suíços durou pouco e o “leão da montanha” caiu na estreia, dessa vez foi derrubado pelo alemão Daniel Brands. Logo após a derrota foi divulgada uma entrevista de Roger onde o suíço acenou a uma possível retirada, caso as vitórias não venham. Então meu amigo comece já a rezar aos deuses do tênis para devolverem a confiança para Federer.

Além de Federer o outro suíço na disputa, Stanislas Wawrinka, também decepcionou a torcida local e caiu nas quartas de final para o espanhol Feliciano Lopez. Na final improvável o russo Mikhail Youzhny levou a melhor no duelo com o holandês Robin Haase. Mas o destaque fica mesmo para a bela paisagem dos Alpes suíços que dão um charme muito especial ao tradicional torneio. O argentino Juan Monaco mostrou um pouquinho do cenário em foto publicada em seu Facebook.

 

Na Croácia, Tommy Robredo decretou o fim da sequência de vitórias de Fabio Fognini e ficou com o título de Umag. Quem também voltou a ser campeão foi o americano John Isner que no duelo de gigantes na final de Atlanta bateu o sul-africano Kevin Anderson.

Mas a grande notícia da semana veio da WTA. Depois de 23 anos o Brasil voltou a ter uma tenista entre as 100 melhores do ranking. Teliana Pereira ocupa, justamente, a posição de nº 100 no ranking divulgado pela WTA nesta segunda. Pelo feito histórico o Brasil, enfim, ganha o nosso “prêmio” de Lucky Loser da semana. Valeu Teliana! 


O assunto mais falado da semana foi a suspensão dada pela ITF ao tenista sérvio Viktor Troicki. Segundo a entidade, Troicki teria se recusado a realizar um exame antidoping durante o torneio de Monte Carlo. Por isso o sérvio levou punição de 18 meses fora das quadras. Porém a história não foi bem esclarecida. Viktor alega que foi dispensado de fazer o exame de sangue por uma funcionária da ITF, porque teria passado mal no dia. Já a ITF nega que o jogador tenha sido dispensado e só colheu a amostra no outro dia.

Em todo caso, o fato é que Troicki testou negativo. Será que o gancho não foi um tanto exagerado? A decisão da entidade gerou revolta entre alguns tenistas, como Janko Tipsarevic, Feliciano Lopez e Ivo Karlovic que usaram as redes sociais para expor suas opiniões.

Em meio ao acontecido o jornal croata 24 Sata lançou uma bomba dizendo que o principal jogador do país, Marin Cilic, teria sido pego no doping durante o torneio de Munique. Segundo o jornal, o tenista teria concordado em uma pena de três meses afastado das quadras. Esse prazo terminaria em agosto. A ITF não confirmou o caso e disse que só divulga informações depois que as investigações estirem totalmente concluídas.

Se esse caso envolvendo Cilic for confirmado não tem como não comparar. Cilic testa positivo e pega um gancho de três meses. Troicki se recusa a fazer o exame, porém faz no outro dia e testa negativo e o gancho é de 18 meses? Enfim, nos resta acompanhar o andamento dos dois casos.

Voltando ao jogo. O torneio de Washington traz a disputa entre feminino e masculino simultaneamente. E alguns nomes que andavam meio sumidos começam a aparecer. Como Del Potro que é principal favorito na disputa e Mardy Fish que retorna depois de muitos meses afastado. Bruno Soares e Marcelo Melo estão na chave de duplas do torneio.
Bellucci disputa o ATP de Kitzbuhel na Áustria. No feminino o WTA de Carlsbad marca o retorno de Azarenka a quadras, recuperada da torção no tornozelo sofrida em Wimbledon.
Para quem quiser assistir jogos fora da telinha da TV, pode conferir o Challenger de São Paulo que está sendo disputado no Clube Paineiras.


Débora Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário