segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Flushing Meadows



O último Grand Slam do ano abre as porta nesta segunda-feira. O torneio disputado desde o século 19 chega para apimentar o mundo do tênis. E as quadras de Flushing Meadows trazem consigo muita história e também muita alegria.

O US Open é o Major mais alegre do circuito. As quadras são tomadas por americanos apaixonadas pelo tênis. E das arquibancadas vem muita animação, regada com muita música, danças estranhas, câmera do beijo e outras coisas que só acontecem nos EUA.

Nas quadras a promessa é de grandes confrontos. Já no primeiro dia a programação o torneio reservou as estreias de Roger Federer, Rafael Nadal, David Ferrer e Serena Willians.
Na disputa pelo caneco do lado masculino estão seis campeões:

Andy Murray 2012

Novak Djokovic 2011

Rafael Nadal 2010

Juan Martín Del Potro 2009

Roger Federer 2004/2005/2006/2007/2008

Lleyton Hewitt 2001

Na chave feminina, apesar da ausência de Maria Sharapova, jogam quatro campeãs:

Serena Williams 1999/2002/2008/2012

Samantha Stosur 2011

Svetlana Kuznetsova 2004

Venus Williams 2000/2001

Nesse ano tivemos, até aqui, campeões diferentes nos outros três Majors. Na Austrália Djokovic e Azarenka, em Roland Garros Nadal e Serena e em Wimbledon Murray e Bartoli. Será que alguém repete o feito?

 Semana Morna


A semana de aquecimento para o US Open foi morna. Em disputa apenas dois torneios, o ATP de Winston-Salem e o WTA de New Haven.

Em Winston-Salem o público assistiu a mais uma desistência do francês Gael Monfils (que parece não se livrar nunca das lesões) quando o jogo estava no segundo set. O título ficou com o austríaco Jurgen Melzer, que vencia a partida por 6/3 2/1. Melzer se tornou o 14º tenista acima dos 30 anos a ganhar um torneio neste ano.

New Haven viu mais um triunfo da romena Simona Halep. Dessa vez ela bateu a tcheca Petra Kvitova para conquistar seu quarto título da WTA em 2013. Halep vem fazendo uma ótima temporada e com a conquista entrou para o grupo das 20 primeiras do ranking.    

Homenagens


Na sexta-feira, 23 de agosto, a ATP comemorou os 40 anos da criação do ranking. Em uma grande festa, em Nova York, homenageou os 25 tenistas que foram líderes do ranking. Dando destaque aqueles que encerraram o ano na liderança. Entre os homenageados estava o brasileiro Gustavo Kuerten que fechou o ano de 2000 no topo do ranking (ao todo foram 43 semanas na liderança). Guga, que entrou para o Hall da Fama do tênis no ano passado, recebeu mais um troféu para lembrar sua incrível carreira.
O difícil é contar quantos títulos de Grand Slam tem na foto abaixo. Quem se arrisca?

 

     Débora Souza

Um comentário: