segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Debute de Dimitrov

O búlgaro Grigor Dimitrov conquistou seu primeiro título da ATP no último domingo. Na final de Estocolmo, contra David Ferrer, a grande promessa do tênis mundial precisou de uma virada para levantar sua primeira taça. Essa foi a segunda final da carreira do jovem tenista de 22 anos.

Depois de um primeiro set com um péssimo aproveitamento de seu serviço, Dimitrov acertou a mão e venceu os outros dois sets. As parciais foram de 2/6, 6/3 e 6/4, em 2h10 de jogo. Essa foi a primeira vitória de Dimitrov em quatro jogos contra Ferrer.

Agora que Grigor desencantou cresce a expectativa de que ele possa ser a nova estrela do tênis. Um melhor aproveitamento nos torneios importantes é esperado. Dimitrov teve um ano de altos e baixos. Fez grandes partidas em Masters contra dois dos principais jogadores do circuito. Perdeu de Rafael Nadal, mas venceu Novak Djokovic. Porém, o ano do búlgaro seguiu apagado. As manchetes sobre Dimitrov tinham muito mais a ver com seu namoro com Sharapova do que com seu jogo. Está na hora de mostrar a que veio.

David Ferrer continua em uma fase ruim, o espanhol perdeu jogos improváveis no ano e ganhou apenas dois modestos 250. É bom David abrir os olhos, pois defende essa semana o título do ATP 500 de Valência e na próxima semana o do Masters de Paris.

Haas interminável


Na final de Viena, na Áustria, o alemão Tommy Haas conquistou seu 15º título na carreira, segundo no ano. Haas triunfou contra seu quase xará o holandês Haase, que eliminou o principal favorito ao título na semi, Tsonga. O jogo foi equilibrado e as parciais foram de 6/3, 4/6 e 6/4 em 2h05. No fim a experiência de Tommy levou a melhor.

Haas continua mostrando o melhor de sua forma aos 35 anos. O alemão é 12º melhor da temporada e ainda tem chances, mesmo que pequenas, de se classificar para o Finals de Londres. Já dissemos aqui no Lucky Loser que o alemão é um de nossos tenistas favoritos, então que Haas continue interminável. 

Gasquet perto do Finals


O francês Richard Gasquet venceu o ATP de Moscou neste domingo e assim entrou para a zona de classificação do ATP Finals. Gasquet é nono na corrida do ano, com a ausência de Murray (que é o terceiro da lista) o francês estaria classificado se a definição fosse hoje.
Na final, Gasquet teve trabalho para conquistar seu 10º troféu da carreia. Já que seu adversário, o cazaque Mikhail Kukushkin, saiu na frente e venceu o primeiro set. Richard teve que correr atrás do prejuízo, se valeu da experiência para fechar os dois sets seguintes. Em 2h24 de partida e com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4, o francês comemorou a conquista de seu terceiro caneco da temporada. 

Agora Gasquet tem que conseguir bons resultados na Basiléia e em Paris, além de torcer contra seus rivais para conquistar a vaga em Londres. Federer, Tsonga, Raonic e Haas são os principais concorrentes à vaga.      

Lucky Loser


 
O nosso Lucky Loser da semana saiu exatamente da final russa. O cazaque Mikhail Kukushkin furou o quali e depois derrotou Alex Bogomolov Jr, Alexandr Dolgopolov e o cabeça de chave dois do torneio o italiano Andreas Seppi se qualificando para a final. Apesar da derrota frente à Gasquet, Kukushkin fez uma partida duríssima. Sempre bom ver os azarões surpreendendo, troféu LL para ele.


Despedida


Essa semana foi de despedida dos torneios WTA. Com exceção das oito melhores da temporada, que jogam essa semana o torneio das campeãs, o restante das tenistas já está de férias. Nos dois últimos WTAs do ano, Carol Wozniacki e Simona Halep triunfaram.
Após um ano de jejum a dinamarquesa Caroline Wozniacki, enfim, voltou a soltar o grito de campeã. Em sua última chance no ano, Carol, não desperdiçou e derrotou a jovem debutante em finais, a alemã Annika Beck. Com um duplo 6/2, a ex-número um levantou sua 21ª taça da carreira, em Luxemburgo.  
Em Moscou a romena Simona Halep confirmou a ótima temporada e conquistou sua 5ª taça em cinco finais. Simona derrotou na final a australiana Samantha Stosur, que vinha de título na semana passada. Em um primeiro set equilibrado, Halep fechou a parcial com tiebreak perfeito. No segundo set a romena quebrou o serviço da adversária em três oportunidades. Com parciais de 7/6 (7/1) e 6/2, Halep fechou o ano com chave de ouro. Com a conquista a romena saltou quatro posições no ranking e agora ocupa 14ª colocação.                         
                       

Voltando ao masculino, nesta segunda-feira tem início os dois últimos torneios de nível de “500” do ano, Valência na Espanha e Basiléia na Suíça.

Valência

O torneio de Valência acontece desde 1995, mas foi em 2009 que passou a ser jogado em quadras duras e cobertas. A lista de campeões do evento tem nomes como Gustavo Kuerten, Marat Safin, Gastón Guadio e Juan Carlos Ferrero que é um dos proprietários do torneio. O outro “dono” do campeonato é o atual campeão David Ferrer, que já triunfou outras duas vezes em Valência.

David Ferrer é o grande astro do torneio espanhol, o número três do mundo é o principal favorito ao título. Porém, David tem um grande adversário já na primeira partida, o francês Gael Monfils. A chave conta, ainda, com nomes como o de Tommy Haas (que joga duplas no torneio ao lado do amigo brasileiro André Sá), Gilles Simon, Fábio Fognini, Janko Tipsarevic, Nicolás Almagro, John Isner e Jerzy Janowicz.
Os atuais campeões da chave de duplas são Bruno Soares e Alexander Peya. Os dois tentam recuperar o ritmo depois de ficarem afastados desde a final do US Open, por conta da lesão de Peya. A parceria voltou na última semana na disputa de Viena na Áustria, porém nem o fato de Peya atuar em casa ajudou e os dois foram eliminados na segunda partida. 

Basiléia

O torneio da Basiléia nasceu em 1976 e grandes nomes já conquistaram o caneco suíço como, Ivan Lendl, John McEnroe e Pete Sampras. O maior vencedor do evento é Roger Federer que é pentacampeão em sua cidade natal. Entretanto, perdeu a final do último ano para Juan Martín Del Potro.

Apesar da desistência de Rafael Nadal a chave do torneio está bem dura. Além de Del Potro e Federer estão na disputa, Tomas Berdych, Richard Guasquet, Stanlislas Wawrinka, Grigor Dimitrov e Kei Nishikori.   

As mulheres jogam sua última semana da temporada no WTA Championship de Istambul. As oito melhores jogadoras e as oito melhores parcerias do ano disputam o título. Mas isso é assunto para o próximo post, até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário