terça-feira, 22 de outubro de 2013

WTA Championships

Nesta terça-feira começa o WTA Championships em Istambul. O evento reúne as oito melhores da temporada. Se você nunca assistiu ao torneio não deveria perder a oportunidade. O Championships costuma trazer jogos de muita qualidade, pois reúne a nata do tênis feminino. Evitando aquelas partidas sonolentas em que só uma jogadora joga.

As regras são as praticamente as mesmas que as do ATP Finals. As oito tenistas são divididas em dois grupos de quatro, todas jogam contra todas dentro do grupo e as duas primeiras de cada grupo se classificam para as semifinais.
O grupo vermelho reúne Serena Williams, Agnieszka Radwanska, Petra Kvitova e Anquelique Keber.    

 
Não há dúvidas que Serena Williams é a grande favorita ao título. A americana venceu 10 torneios no ano, entre eles Roland Garros e US Open. Serena tem 73 vitórias e quatro derrotas na temporada. A número um do ranking disputa o Championships pela sétima vez. Serena terminou com a taça em três oportunidades: 2001, 2009 e 2012. Não há muito que falar sobre Serena, ele é a favorita e ponto final. 

 
Agnieszka Radwanska é aquela jogadora que tem muito potencial, mas que não explode nunca. A polonesa não consegue alcançar o nível de Serena, Sharapova e Azarenka. Nos jogos contra as três, Agnieszka sempre acaba cedendo no final. O ano não foi muito bom para a esquentadinha Radwanska, ela conquistou três títulos pequenos. O melhor resultado foi a semifinal de Wimbledon, quando foi derrotada pela alemã Sabine Lisicki. No ano são 54 vitórias e 16 derrotas. Porém, a polonesa pode alcançar a melhor posição no ranking após o torneio de Istambul. Beneficiada pela ausência de Sharapova que está lesionada, Radwanska pode subir ao terceiro lugar. Mas defende a semi do ano passado, então não será tarefa fácil.

 
Petra Kvitova foi campeã do Championships em 2011. O melhor ano da carreira da tenista, quando se sagrou, também, campeã de Wimbledon. De lá para cá a coisa mudou muito, a tcheca caiu de produção e nunca se sabe quando ela vai jogar bem ou mal. Nesse final de temporada Petra conseguiu melhores resultados, voltou ao top 10 e faz sua terceira participação no Champioships. Na temporada a tcheca tem 49 vitórias e 21 derrotas. O grupo é difícil, mas Kvitova sabe o caminho do título.


Angelique Kerber foi à última a conseguir vaga em Istambul. A alemã correu no fim da temporada para conquistar os pontos suficientes para a sua classificação. Essa é a segunda vez que Angelique disputa o torneio. Tem 44 vitórias e 21 derrotas no ano. Conquistou um título, em Linz, há duas semanas. Kerber tem um ótimo jogo defensivo, mas o lado mental não é tão forte. Nessa temporada jogou abaixo do esperado, o que fez com que a alemã caísse no ranking. No ano passado ele chegou ao posto de número cinco da WTA. Kerber tem a difícil missão de conseguir bons resultados em um grupo duríssimo.

 O grupo branco conta com Victoria Azarenka, Na Li, Sara Errani e Jelena Jankovic.


Victoria Azarenka teve um ano de altos e baixos, mas isso não tira o favoritismo da bielorrussa que costuma jogar bem nos principais torneios. Vika conquistou três títulos no ano: o bicampeonato do Australian Open, Doha e Cincinnati, nos dois últimos derrotando a poderosa Serena Williams. Com exceção de Wimbledon onde abandonou por lesão, fez boas apresentações nos Grand Slams, foi a semifinal de Roland Garros e a final do US Open. Na temporada são 42 vitórias e sete derrotas. Participa pela quinta vez do evento, foi vice-campeã em 2011. Azarenka tem tudo para fazer um grande torneio em Istambul, só precisa estar focada.      


A chinesa Na Li é uma das jogadoras que pode nos surpreender na Turquia. Li tem um ótimo jogo, é consistente, porém frente a principais jogadoras do circuito costuma perder no lado mental. Apesar disso deve se classificar para as semifinais. No ano foram 40 vitórias e 13 derrotas. A chinesa conquistou um título e fez uma grande apresentação no Australian Open.


Sara Errani jogou bem abaixo do que ela apresentou na temporada de 2012. A italiana joga o Championships em simples e duplas, ao lado da compatriota Roberta Vinci. Entretanto, em simples terá que ser muito consistente e apresentar um ótimo tênis se tiver pretensões de avançar no torneio. No ano, Sara tem 46 vitórias e 22 derrotas. Conquistou um título em Acapulco. Talvez a italiana tenha mais chances na disputa das duplas.


Jelena Jankovic não tem mais a mesma consistência que tinha em 2008, quando era líder do ranking. Porém, fez uma boa temporada e boas apresentações diante das principais jogadoras do circuito. Conquistou um título, em Bogotá. Tem 45 vitórias e 18 derrotas na temporada. Essa será a sua quinta participação no Championships, a sérvia foi a semifinal em duas oportunidades. Jankovic tem experiência de sobra para surpreender e de repente fazer um bom resultado em Istambul.  

O Bandsports transmite o Championships de Istambul a partir dessa terça-feira, os jogos terão inicio as 12h00. Então, reserve seu lugar no sofá porque as meninas tem tudo para desfilar o melhor do tênis nesta semana.   

Ordem dos jogos de hoje:

12h00 Victoria Azarenka x Sara Errani
14h00 Serena Williams x Angelique Kerber

16h00 Agnieszka Radwanka x Petra Kvitova             

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário