terça-feira, 15 de outubro de 2013

Marcelo brilhante

O Brasil teve mais uma semana histórica no tênis. Graças a Marcelo Melo, que igualou o feito de seu amigo Bruno Soares, e ganhou um título de Masters 1000 ao lado de se parceiro Ivan Dodig. A dupla conquistou neste domingo o primeiro título da parceria. Com uma campanha impecável derrotando nomes como Roger Federer que atuou ao lado do chinês Ze Zhang, Aisam Qureshi e Julien Rojer dupla cabeça quatro, e os poderosos irmãos Bryan.

Na final bateram a dupla número cinco do ranking, David Marrero e Fernando Verdasco. Pelos números parece ter sido um grande jogo, as parciais foram de 7/6 (7/2), 6/7 (6/8), 10/2. Infelizmente não podemos acompanhar, já que a Sportv não transmitiu a partida, mesmo que ela tenha acontecido as 3h00 da manhã e com certeza não estava passando nenhum jogo de futebol para justificar a falta.

Além de conquistar seu primeiro Masters na carreira, Marcelo, conseguiu outras marcas importantes. Com o resultado a dupla subiu para a terceira posição do ranking do ano e praticamente garantiu presença no ATP Finals. No ranking individual ele alcançou a posição de número oito, melhor marca da carreira. Assim, o Brasil volta a ter dois tenistas entre os 10 melhores do mundo após 30 anos. Em 1983, Cássio Motta e Carlos Kirmayr tinham alcançado o feito. 

Nossos mineirinhos nos enchem de orgulho. Marcelo ganha o nosso troféu Lucky Loser da semana.

 

                                                                                                                                                        

Rei da China


Novak Djokovic parece mesmo se sentir em casa quando joga na China. Após conquistar pela quarta vez o torneio de Pequim, Nole se tornou bicampeão do Masters de Xangai. Antes do início do torneio, Djoko, havia declarado que estava insatisfeito com seu desempenho nos Masters. Então, tratou de mudar isso rapidamente. Em uma partida apertada derrotou Juan Martín Del Potro em três sets.

 
Com a conquista Novak chegou à marca de 15 títulos de Masters na carreira e se aproxima da marca de Andre Agassi que tem 17. Rafael Nadal lidera a lista com 26 conquistas e em seguida está Roger Federer com 21 títulos.

Apesar do título o sérvio, que defendeu os pontos do ano passado, viu Rafael Nadal ampliar a vantagem no ranking, que agora é 400 pontos. Djokovic deve voltar a jogar só em Paris e lá pode somar pontos, já que defende apenas a primeira rodada. Entretanto, Nadal tem presença confirmada na Basiléia, que acontece uma semana antes, e pode ampliar ainda mais a vantagem.  

Del Potro segue sem conseguir triunfar em Masters. Após a grande partida com Nadal o argentino estava confiante, porém essa foi a terceira vez que fica com o vice em torneios dessa categoria. Mas Delpo tem o que comemorar afinal com a campanha ele carimbou o passaporte para jogar o Finals de Londres. 

Uma boa surpresa do campeonato chinês foi a atuação de Gael Monfils. O francês derrubou Federer nas oitavas de final e fez uma grande partida diante de Djokovic. Monfils, que sofre com constantes lesões, lembrou um pouco de seu grande tênis que o colocou como sétimo do ranking em 2011. O resultado em Xangai fez o francês saltar 11 posições no ranking e agora ele ocupa a 31ª colocação.

David Ferrer não está nos seus melhores dias, mas mesmo assim alcançou sua melhor posição no ranking. Nesta segunda-feira o espanhol apareceu na terceira posição, beneficiado pela ausência de Andy Murray que não joga mais esse ano.

Roger Federer anunciou o fim da parceria com o técnico Paul Annacone, que durou três anos e meio. Juntos eles conquistaram 15 títulos, entre eles os Wimbledon 2012, ATP Finals em 2011 e 2010, além de liderar o ranking por 16 semanas.

Thomaz Bellucci divulgou o nome de seu novo técnico, Francisco Clavet. O espanhol já treinou Feliciano Lopez e Santiago Giraldo.    

A federação espanhola anunciou oficialmente Carlos Moya como o novo capitão da equipe. O ex-número um disputou várias vezes a Copa Davis como jogador, e foi campeão em 2004. Tenta agora resgatar a confiança da torcida com armada espanhola.

 

Título e vaga


 
Angelique Kerber entrou no torneio de Linz na Áustria no último momento. Convidada pela organização do evento para substituir Petra Kvitova, a alemã confirmou presença no último minuto. O sorteio da chave já havia acontecido. A organização, simplesmente, colocou Kerber na chave sem sortear novamente. O que causou insatisfação e desconfiança, principalmente de Ana Ivanovic que reclamou via Twitter.

Curiosamente Kerber e Ivanovic fizeram a final do torneio no domingo. Angelique levou a melhor e derrubou Ana em três sets. A alemã conquistou o primeiro título da temporada. Antes quando venceu seu jogo de quartas de final, Kerber, havia garantido a última vaga para a disputa para o WTA Championship na Turquia.

O evento turco reúne as oito melhores da temporada e tem início marcado para 22 de outubro. Serena Williams, Victoria Azarenka, Agnieszka Radwaska, Na Li, Petra Kvitova, Sara Errani e Jelena Jankovic completam o grupo.  

 
No outro evento WTA da semana Samantha Stosur, que vem de uma temporada apagada, conquistou o título no Japão. Na final de Osaka a australiana derrotou a jovem promessa canadense Eugene Bouchard.

         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário