segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Rainha Serena

O WTA Championships deste ano não alcançou as expectativas, com Serena cansada, Vika machucada e Radwanska apagada o torneio ficou devendo em qualidade e emoção. Jamais achei que falaria isso, mas Maria Sharapova fez muita falta no torneio.  



Serena mostrou toda a sua superioridade e mesmo se arrastando em quadra na semifinal e jogando muito abaixo na final, conseguiu ser tetracampeã do Championships. Assim, a americana fechou o ano com chave de ouro. Após 82 partidas, Serena chegou a 11 títulos na temporada e confirmou seu status de rainha do tênis.
Durante a chave de grupos Serena foi perfeita, venceu todos os jogos com tranquilidade. Na semifinal, diante de Jankovic, vimos em quadra uma Serena esgotada, sem forças. Mesmo assim a sérvia não teve força mental suficiente para vencer a rainha. Na final Serena estava melhor, mas longe de ser a Serena arrasadora. Porém, depois de um ótimo começo Na Li baixou a intensidade, viu a americana voltar ao jogo e no último set a chinesa se perdeu totalmente e levou um pneu. As parciais foram de 2/6, 6/3 e 6/0.

Serena mostrou-se muito aliviada pela conquista do título ao final da partida. Após uma temporada longa e recheada de vitórias, não poderia terminar de outra maneira. A americana conquistou o título do torneio das campeãs pela quarta vez. Assim, Serena iguala a marca de Chris Evert e fica atrás, apenas, de Graf com cinco e Navratilova com oito conquista. E a americana se tornou a jogadora mais velha ao vencer o torneio com 32 anos e um mês.

Na Li fez um ótimo torneio, chegou a final pela primeira vez, com o resultado subiu para o melhor ranking da carreira e ocupa a terceira posição. Apesar do final dramático na partida a chinesa termina o ano com bons resultados.

A maior decepção do torneio foi Agnieszka Radawanska. A polonesa que era favorita para alcançar a semifinal em seu grupo, não conseguiu vencer nem um set durante todo o torneio e terminou na lanterna. A surpresa boa ficou por conta de Jelena Jankovic, que no inicio do ano não era apontada como uma das prováveis jogadoras a conseguir classificação para o Championships, a sérvia ganhou de Azarenka, foi a semifinal e ainda roubou um set de Serena.

Lucky Loser


Victoria Azarenka não jogou bem nos dois primeiros jogos do torneio, ganhou um e perdeu o outro. O terceiro e decisivo jogo foi decepcionante, a bielorrussa se contundiu logo no início da partida contra Na Li. Vika mal conseguia se mover em quadra, chorou, gritou, mordeu a própria mão, mas não abandou a partida. Quem acompanha o circuito sabe que ela tem histórico de abandonos. Porém, a loira segurou a dor até o fim e disse que foi em respeito aos fãs e a adversária. Vika mostrou que é guerreira e que esporte não tem só a ver com ganhar e perder. Ganhou o nosso respeito e nosso troféu Lucky Loser da semana.

 

Enfim os Bryans




A temporada de Bruno Soares e Alexander Peya tem sido ótima. A dupla número dois do mundo alcançou resultados impressionantes, porém faltava um resultado. Após quatro derrotas, finalmente a parceria conseguiu derrubar os poderosos Bob e Mike Bryan.

Bruno e Alex eram os atuais campeões do torneio de Valência e buscavam retomar o ritmo após a lesão do austríaco.  Em um jogo emocionante a dupla do brasileiro teve que salvar quatro match-points no super tiebreak para alcançar o bicampeonato. As parciais foram de 7/6 (7/3), 6/7 (1/7) e 13/11. Esse é o sexto troféu da dupla no ano e sétimo de Bruno que venceu em Auckland com Colin Fleming.

Uma vitória sobre os melhores da história as vésperas do ATP Finals pode dar muita confiança a parceria. Mas, antes rola a disputa do último Masters do ano em Paris. Soares e Peya buscam o segundo título de categoria 1000 com fôlego renovado, sorte aos dois.

 Torcidas desapontadas


O público suíço teve que assistir pelo segundo ano consecutivo a derrota de Roger Federer para Juan Martín Del Potro na final do torneio da Basiléia. Federer vinha jogando bem melhor do que nos últimos torneios. Porém na final Roger mostrou a inconstância que o acompanhou durante o ano. Diante de um Del Potro sólido acabou caindo mais uma vez.

O jogo foi bem disputado, mas nos momentos decisivos o argentino mostrou mais controle e conquistou o bicampeonato. As parciais foram de 7/6, 2/6 e 6/4. Após a partida Delpo se desculpou por estragar a festa dos suíços:

“Me perdoe por vencer aqui. Você faz história a cada torneio que joga e estou orgulhoso ter jogado no mesmo tempo que você”.  

Del Potro faz uma ótima temporada e já alcançou sua meta do ano que era subir ao top 5. O argentino já está classificado para o ATP Finals. Delpo é sem dúvida um dos tenistas mais talentosos do circuito, joga de igual para igual com os melhores.

Federer amargou sua quinta derrota em finais na Basiléia. Entretanto, o suíço mostrou um tênis mais vistoso, mais confiança e maior poder de reação. Ainda não está classificado para o Finals, mas deve ser classificar. Em Paris ele somará pontos, pois não jogou na última edição.


Na Espanha a torcida também não pôde comemorar. David Ferrer, que defendia o título em Valência, foi derrotado por Mikhail Youzhny. O russo leva vantagem no confronto direto com Ferrer. Durante a partida ficou claro que o espanhol tem muitas dificuldades para encaixar o jogo contra Mikhail. As parciais foram de 6/3 e7/5.

Youzhny mostrou um tênis muito envolvente e sólido durante o jogo. O ex-top 10 não deu muitas chances a Ferrer e mostrou ótima disposição aos 31 anos. Esse foi 10º título da carreira do russo, o segundo do ano. A conquista fez Youzhny subir sete posições no ranking e agora ocupa a 14ª colocação.

David faz uma temporada irregular e demonstrou cansaço durante o jogo. O espanhol é um dos jogadores que mais joga durante o ano. Com a perda dos pontos Ferrer volta à quarta posição no ranking. Nesta semana defende o título de Paris.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário