sexta-feira, 14 de junho de 2013

AS BELAS LUCKY LOSERS

Você estava se perguntando: cadê o espaço para o tênis feminino nesse blog?
Pois aqui está resposta.

Eleger uma das tenistas do circuito como a musa do esporte já virou tradição. Nas décadas de 80 e 90 a argentina Gabriela Sabatini era a bela do momento. Depois a russa Anna Kournikova (que é a mais bela, em minha opinião, e ainda fisgou, o gato Enrique Inglesias) assumiu o posto. Nos dias atuais, não temos uma, mas sim algumas musas: as Marias, Sharapova e Kirilenko e Victoria Azarenka ,estão entre elas. Entretanto, nem sempre esse “status” de musa faz bem as meninas. Duas das mais belas do circuito foram do topo ao chão. E talvez, a beleza tenha sido uma das razões para isso acontecer. Vamos falar de Ana Ivanovic e Caroline Wozniacki.


A bela sérvia Ana Ivanovic alcançou o topo do ranking da WTA em 2008. A moça vinha melhorando o seu ranking a cada ano e já somava dois vice-campeonatos de major no currículo: Roland Garros 2007 e Austrália Open 2008. Nesse mesmo ano, Ana soltou o grito de campeã em solo francês, conquistando o caneco do Grand Slam mais charmoso do mundo. Finalizou o ano como número 1 do ranking. Logo se transformou na musa de várias campanhas publicitárias. Ivanovic tinha uma agenda agitada com compromissos de e líder do ranking. Treinava pouco e aparecia muito (qualquer semelhança com Neymar é mera coincidência). Ainda em 2008 a sérvia assumiu o namoro com o tenista espanhol Fernando Verdasco. O romance durou só quatro meses, porém algum tempo depois rendeu queda no ranking. Primeiro para Ana e depois para Fernando.
Talento e competência para ganhar um Grand Slam ela tem e já provou. Então, o que falta para a bela voltar aos melhores dias? Nas últimas temporadas tem sido inconstante e o físico precisa melhorar. Comparada com o top3 da WTA, não é difícil perceber que Ana não tem gás para bater de frente com as grandes. No ranking divulgado nesta segunda-feira, Ivanovic ocupa a posição de número 12.
Talvez, Aninha precise mudar de guru. Não entendeu? Confira aí.

http://mais.uol.com.br/view/cphaa0gl2x8r/escritor-paulo-coelho-e-guru-da-tenista-ana-ivanovic-04028D98366ADCA14326?types=A&


A dinamarquesa Caroline Wozniacki trilhou um caminho parecido com o de Ivanovic. Aparecendo cada vez melhor no circuito a bela alcançou a final do US Open de 2009. Perdeu para a ótima Kim Cliijsters. O bom resultado deu um grande fôlego para Carol. Com a confiança em alta ela somou muitos pontos durante o restante daquela temporada e na seguinte. Em 2010, Wozniacki assumiu a liderança do ranking. Fez uma ótima temporada em 2011 e fechou aquele ano também na frente. Porém, a musa sempre foi bombardeada pela imprensa por ser número 1 e jamais ter levantado uma taça de Grand Slam. Carol parecia não ligar muito para esse “detalhe” ou fingia não ligar. Em meio a tudo isso Carol seguiu os passos de Ivanovic e emprestou sua imagem a muitas marcas. Além de assumir o namoro com o golfista Rory Mcliroy. Parece que essa combinação não fez bem a tenista. A musa deu adeus à liderança do ranking após o titulo de Azarenka no Australia Open 2012. Durante a temporada passada ela chegou a deixar o grupo das 10 primeiras colocadas. Atualmente é a nona da WTA.
O que falta para Wozniacki? Não sei ao certo. Talvez, seja aquela vontade louca de ganhar que demonstram Serena e Sharapova. Às vezes tenho a impressão que Carol não leva muito a sério. Ela é divertida com seu jeito meio moleca, eu adoro isso nela. Quem não se lembra da imitação de Serena Williams que ela fez aqui em São Paulo no ano passado?  Não estou dizendo que tenha que perder isso. Mas, gostaria de vê-la mais focada nos próximos torneios.
Enfim, isso prova que nem sempre a beleza é um fator positivo na vida de uma tenista. Porém, esse “azar” momentâneo, faz das duas as nossas belas Lucky Losers do dia. 

Mas, antes de você pensar em fazer alguma crítica mais dura ao tênis feminino dê uma conferida aqui no blog do Dalcin.

http://www.tenisbrasileiro.com.br/blogs/index.php/2013/06/11/maravilhosas-mulheres/


Débora Souza

Um comentário: